quarta-feira, 3 de julho de 2013

Os Perigos do Ego na Vida e nos Negócios

Do Céu ao Inferno


Você sabia que nascemos como um ser autêntico e o sistema cria um falso, molda seu ego e faz com que você seja como é?

O ego é um dos aspectos psicológicos mais perigosos de todos que acaba dominando nossa mente. É essa atitude que nos faz acreditar sermos únicos, que o mundo gira a nosso redor, que somos a atenção de tudo, que somos infalíveis e também os melhores. 

O ego nos faz menosprezar os demais, ser ambiciosos e nos comportar com superioridade. Seu ego adverte a todos os demais: "Este sou eu, intimide-se". Osho

A palavra ego vem do latim, e tem o sentido de "eu, eu mesmo". Se você abrir um dicionário de psicologia talvez encontre o significado da palavra ego como "um exacerbado sendo de imodéstia", seguido da definição de "autoconfiança", "autoestima", "liberal" e "ambicioso". David Marcum e Steven Smith, em seu livro O Fator Ego.

Tudo na vida é dual, tem os dois lados da moeda, tem ganhos e perdas. Ele pode fortalecer suas qualidades, assim como enfraquecê-las. O ego não foge à regra. O ego cumpre a função positiva de fortalecer sua autoestima, autoconfiança, se bem trabalhado. Por outro lado, ele pode te levar do céu ao inferno em fração de segundos.

Nos negócios, no trabalho, por exemplo, 63% dos empresários dizem que o ego afeta negativamente o desempenho no trabalho em bases diárias ou hora a hora. Segundo David Marcum e Steven Smith, um dado estarrecedor: 35% dos administradores que assumem novos empregos não conseguem corresponder às expectativas e ou pedem demissão ou são demitidos num prazo de 18 meses.

Sem contar os prejuízos financeiros já publicados na revista Fortune 500, causados por lideranças que são governadas por profissionais altamente egoicos. São aqueles líderes que querem brilhar a qualquer preço, passam sobre as pessoas de sua equipe como um trator, desrespeitam as regras básicas de liderança, como liderar pelo exemplo, com humanidade, sobretudo.

Na vida pessoal, nos relacionamentos afetivos, na educação dos filhos, quando mal trabalhado, o ego causa verdadeiras catástrofes nos relacionamentos e na autoestima de pessoas vítimas dos egoicos. Por exemplo, quando em um diálogo, a pessoa que está dominada pelo ego diz assim: "você já acabou de falar? Então agora quem fala é eu". Ou quando em uma discussão familiar, alguém se levanta e bate na mesa, ou bate a porta na sua cara, para fazer valer sua dominação.

Se for falar de mortes causadas pela luta do ego, iríamos citar milhares de casos. Haja vista declarações de detentos que dizem assim: "não era eu que estava lá naquele momento em que atirei para matar". Realmente, quando o ego entra em ação, o resultado final pode ser o pior possível se a vertente for negativa.

De fato, nestes momentos egoicos, você está totalmente desconectado da sua essência divina, você passa a se desempenhar como um personagem que o domina e que na maioria das vezes se transforma tanto que quem o vê não o reconhece.

Como dizia o saudoso e polêmico psiquiatra José Ângelo Gaiarsa, "no diálogo com o outro, quem está de costas é você que não se vê".

Em outro momento falarei mais sobre os perigos e ganhos do ego.

No Coaching de Vida ou de Executivo trabalhamos com técnicas para favorecer o equilibrio nas relações e deciões tanto pessoais quanto profissionais. 

Ligue (27) 3314-4751 ou mande um e-mail: marydesa@marycoach.com.br
Saiba mais sobre meu trabalho em: www.marycoach.com.br.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.