sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Falando de Amor

Construindo uma Relação Amorosa Atraente e Duradoura


Se você está naquele grupo de pessoas que tenta ser feliz em sua vida amorosa, e só se depara com desencontros, desgastes e frustrações? Tem algo de errado acontecendo com seus critérios de escolha e comportamentos. Vamos falar um pouco sobre os quesitos necessários para construir uma relação amorosa e duradoura em sua vida. 

Primeiro, tome cuidado com as armadilhas do amor-necessidade, e do amor-dependência, hein? Tipo “estou sozinha há muito tempo”, ou “quero escapar das minhas dificuldades atuais”, ou ainda “fiquei grávida, e agora”? “Estou carente e o que pintar na rede é peixe”, “quero provar para minhas amigas que não fico sozinha, sou caçadora e pego todos”!

Um amor verdadeiro não cai no nosso colo de uma hora para outra e dura para sempre. Há que investir energia e compromisso amoroso para que a relação dê certo, se sustente e preencha todos os quesitos de satisfação e prazer de ambos. 

O sucesso de qualquer relacionamento duradouro pode ser afetado por inúmeros fatores de risco, aos quais você deve estar atenta. Algumas estatísticas sinalizam alertas para situações como, diferenças muito grandes de idade, imaturidade emocional, pouco tempo de convivência e desconhecimento mútuo sobre os valores e comportamentos do outro, distâncias geográficas que inviabilizam o contato físico. Gravidez indesejada. Crenças religiosas conflitantes, entre outros.

Quando dois seres se encontram e sentem aquela sensação de que "isto vai dar certo" é hora de ligar as antenas perceptivas racionais e se alinhar com os ingredientes essenciais para uma receita perfeita de relação amorosa, visando construir um futuro a dois duradouro e feliz.

Que a atração sexual é um termômetro, isto é inegável, mas cuidado para não ultrapassar a linha de segurança pessoal e meter os pés pelas mãos. Há um fio tênue que separa a razão da emoção e sensação.

A química sexual é fundamental na lei da atração física, porém ela pode obscurecer seu discernimento e levá-la ao arrependimento em pouco tempo. Sair de uma história antes que crie vínculos é muito mais fácil do que envolvido até a alma. 

É muito comum, nos primeiros encontros, entrar em cena personagens que nós acreditamos estar agradando e entre bocas e gestos, tentamos mostrar para o outro o que pensamos ser o nosso ponto de atração. 

A euforia do encantamento muitas vezes nos tira a condição de antenarmos para certos detalhes no outro que seguramente fará uma grande diferença no abalo císmico da relação, futuramente. Esteja em estado de alerta. Tudo neste momento é informação. 

Curta o momento, mas preste atenção aos seus comportamentos e aos comportamentos do outro. Seus valores estão embutidos em cada ação e opinião. Seja você mesma. Acertamos mais quando demonstramos o que somos de fato. A teatralização pode comprometer a sua meta.

Antes de estabelecermos um relacionamento de longo prazo, alguns aspectos devem ser considerados. Isto porque a argamassa que une pessoas até que a morte as separe que é o sonho de consumo de quem tem como propósito encontrar a pessoa certa e construir uma história feliz com ela, deseja. 

Por isto não é uma boa ideia fazer planos de longa duração, logo no início de um relacionamento. Vá por partes. Cada etapa cria novas e fascinantes experiências. 

Porém, vale investigar alguns aspectos norteadores de assertividade, quando escolher alguém para compartilhar seus sentimentos, afetos, corpo, emoções e valores e quem sabe viverem felizes, para sempre. Para isto, se pergunte:

  • Primeiro descubra o quanto vocês se conhecem.
  • Seus valores mais elevados combinam com os dele?
  • Seus interesses se assemelham mais do que se distanciam?
  • O quanto esta pessoa te faz rir e se sentir confortável quando estão juntos?
  • Seus objetivos, valores e ideais de longo prazo têm algo em comum que possa ser compartilhado?
  • E a atração física, ele preenche seus critérios pessoais?
  • Os tipos de personalidade se assemelham ou são diferentes (introvertido x extrovertido)?
A partir das respostas, avalie seus sentimentos e então decida. Este é a minha "cara-metade"?

Claro que todo este roteiro pode ser seguido gradativamente, sem pressa, mas com precisão de quem se leva a sério e acredita merecer ser feliz em sua vida amorosa.

Brincar de ser feliz pode machucar muito seu coração e trazer frustrações e decepções das quais você pode ter dificuldade para se livrar. 

No Coaching de Relacionamento Amoroso, trabalhamos o passo a passo de construção de uma vida a dois, atraente e duradora. 

Estou torcendo por você!

Até breve!
Mary de Sá

Ligue (27) 3314-4751 ou mande um e-mail: marydesa@marycoach.com.br
Saiba mais sobre meu trabalho em: www.marycoach.com.br.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.